Início: 17/10/2025
Fim: 31/01/2026
Número: 001
Palavras-chaves: Concurso de fotografia
Modalidade: CONCURSO FOTOGRÁFICO: “UM OLHAR PARA A CULTURA JOI - 0001
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Art. 1º – O Concurso Cultural “Um Olhar para a Cultura Joiense” é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer de Jóia, com o objetivo de estimular o olhar criativo da comunidade Joiense sobre a cultura local, por meio da arte fotográfica.
DO OBJETIVO
Art. 2º – Incentivar a arte fotográfica, valorizando imagens que retratem o Município de Jóia e selecionar fotografias para compor um mural de apreciação e votação popular.
DO TEMA
Art. 3º – O tema do concurso é “Minha Cidade aos Olhos de Todos”, devendo as fotografias refletir aspectos culturais, históricos, humanos ou paisagísticos do Município de Jóia/RS.
DO PÚBLICO-ALVO
Art. 4º – Poderão participar fotógrafos profissionais e amadores, residentes ou não no Município de Jóia.
- 1º – Considera-se profissional o participante que utiliza a fotografia como atividade remunerada.
- 2º – Considera-se amador o participante que pratica fotografia por lazer ou apreciação artística.
- 3º – Menores de 18 anos não poderão participar do concurso, mesmo com autorização do responsável.
DAS INSCRIÇÕES E PARTICIPAÇÃO
Art. 5º – As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas entre 20 de outubro e 7 de novembro de 2025, de forma:
- Presencial, na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer; ou
- Digital, via e-mail: culturaesporteturismoelazer@gmail.com.
I – Cada participante poderá inscrever uma (01) fotografia em apenas uma categoria (amador ou profissional).
II – As fotografias devem retratar belezas naturais, manifestações culturais, patrimônio histórico ou aspectos humanos que representem a cultura de Jóia.
III – As imagens serão expostas no saguão da Prefeitura Municipal, e o público visitante votará, sendo classificadas as três mais votadas de cada categoria.
IV – A votação ocorrerá de 17 a 26 de novembro de 2025.
- 1º – Trabalhos em dupla autoria não serão aceitos.
2º – É obrigatório o envio da Ficha de Inscrição e da Autorização de Uso de Imagem, disponíveis no site www.joia.rs.gov.br.
3º – As fotografias deverão ser enviadas em arquivo digital (.png), com boa resolução, sem marca d’água ou identificação do autor.
4º – Serão aceitas fotos coloridas ou em preto e branco.
5º – É permitido o uso de ajustes básicos (brilho, contraste, saturação), sendo vedadas edições com inteligência artificial (IA) ou manipulações que alterem a realidade da imagem.
6º – A Secretaria de Cultura realizará a impressão no tamanho 42 x 59,4 cm, sem alterações na resolução enviada.
7º – Durante a exposição, constarão apenas o número de inscrição, o local e a data do registro.
8º – Não poderão participar pessoas integrantes da Comissão Organizadora.
DAS CATEGORIAS
Art. 6º – O concurso contempla duas categorias:
I – Fotógrafo Amador
II – Fotógrafo Profissional
DA PREMIAÇÃO
Art. 7º – Serão premiadas as três melhores fotografias de cada categoria, conforme votação popular:
Categoria Profissional
- 1º Lugar – Troféu e R$ 500,00
- 2º Lugar – Troféu e R$ 300,00
- 3º Lugar – Troféu e R$ 200,00
Categoria Amadora
- 1º Lugar – Troféu e R$ 500,00
- 2º Lugar – Troféu e R$ 300,00
- 3º Lugar – Troféu e R$ 200,00
- 1º – Forma de pagamento: O valor da premiação será empenhado a partir dos dados pessoais informados pelos vencedores e depositado em conta bancária específica indicada por cada premiado, no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis após o empenho.
§2º – Considerando o prazo legal para pagamento, no dia 27 de novembro de 2025, durante o evento de abertura do Natal na Praça Municipal, será realizada somente a entrega dos troféus. O depósito em conta ocorrerá até 10 dias úteis após o empenho.
DAS DATAS
- Inscrições: 20 de outubro a 05 de novembro de 2025 *As inscrições que forem feitas na Secretaria de Cultura deverão ser efetuadas até às 17 horas, as inscrições por e-mail deverão ser enviadas até às 23h59min.
- Votação: 17 a 26 de novembro de 2025
- Premiação (entrega dos troféus): 27 de novembro de 2025, às 19h, na Praça Municipal
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 8º – Ao se inscrever, o participante autoriza o uso gratuito de sua fotografia, nome e imagem pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer e demais órgãos do Governo Municipal, em mídias digitais e impressas.
Art. 9º – Fotografias que incluam outras pessoas devem estar acompanhadas da Autorização de Uso de Imagem assinada pelo retratado.
Art. 10º – O participante é o único responsável pelos direitos de imagem e autorais de sua obra, isentando a Secretaria de qualquer responsabilidade legal.
Art. 11º – A inscrição implica plena concordância com este regulamento.
Contato para dúvidas: WhatsApp (55) 99712-4427
Edital
Anexos
6ª EXPOJOIA