Início: 17/10/2025

Fim: 31/01/2026

Número: 001

Palavras-chaves: Concurso de fotografia

Modalidade: CONCURSO FOTOGRÁFICO: “UM OLHAR PARA A CULTURA JOI - 0001

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art. 1º – O Concurso Cultural “Um Olhar para a Cultura Joiense” é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer de Jóia, com o objetivo de estimular o olhar criativo da comunidade Joiense sobre a cultura local, por meio da arte fotográfica.

DO OBJETIVO

 

Art. 2º – Incentivar a arte fotográfica, valorizando imagens que retratem o Município de Jóia e selecionar fotografias para compor um mural de apreciação e votação popular.

DO TEMA

 

Art. 3º – O tema do concurso é “Minha Cidade aos Olhos de Todos”, devendo as fotografias refletir aspectos culturais, históricos, humanos ou paisagísticos do Município de Jóia/RS.

 

DO PÚBLICO-ALVO

 

Art. 4º – Poderão participar fotógrafos profissionais e amadores, residentes ou não no Município de Jóia.

 

  • 1º – Considera-se profissional o participante que utiliza a fotografia como atividade remunerada.

 

  • 2º – Considera-se amador o participante que pratica fotografia por lazer ou apreciação artística.

 

  • 3º – Menores de 18 anos não poderão participar do concurso, mesmo com autorização do responsável.

 

 

DAS INSCRIÇÕES E PARTICIPAÇÃO

 

Art. 5º – As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas entre 20 de outubro e 7 de novembro de 2025, de forma:

 

  • Presencial, na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer; ou
  • Digital, via e-mail: culturaesporteturismoelazer@gmail.com.

I – Cada participante poderá inscrever uma (01) fotografia em apenas uma categoria (amador ou profissional).

 

 II – As fotografias devem retratar belezas naturais, manifestações culturais, patrimônio histórico ou aspectos humanos que representem a cultura de Jóia.

 

 III – As imagens serão expostas no saguão da Prefeitura Municipal, e o público visitante votará, sendo classificadas as três mais votadas de cada categoria.

 

 IV – A votação ocorrerá de 17 a 26 de novembro de 2025.

 

  • 1º – Trabalhos em dupla autoria não serão aceitos.

  • 2º – É obrigatório o envio da Ficha de Inscrição e da Autorização de Uso de Imagem, disponíveis no site www.joia.rs.gov.br.

  • 3º – As fotografias deverão ser enviadas em arquivo digital (.png), com boa resolução, sem marca d’água ou identificação do autor.

  • 4º – Serão aceitas fotos coloridas ou em preto e branco.

  • 5º – É permitido o uso de ajustes básicos (brilho, contraste, saturação), sendo vedadas edições com inteligência artificial (IA) ou manipulações que alterem a realidade da imagem.

  • 6º – A Secretaria de Cultura realizará a impressão no tamanho 42 x 59,4 cm, sem alterações na resolução enviada.

  • 7º – Durante a exposição, constarão apenas o número de inscrição, o local e a data do registro.

  • 8º – Não poderão participar pessoas integrantes da Comissão Organizadora.

 

DAS CATEGORIAS

 

Art. 6º – O concurso contempla duas categorias:


 I – Fotógrafo Amador


 II – Fotógrafo Profissional

 

DA PREMIAÇÃO

 

Art. 7º – Serão premiadas as três melhores fotografias de cada categoria, conforme votação popular:

 

Categoria Profissional

  • 1º Lugar – Troféu e R$ 500,00
  • 2º Lugar – Troféu e R$ 300,00
  • 3º Lugar – Troféu e R$ 200,00

Categoria Amadora

  • 1º Lugar – Troféu e R$ 500,00
  • 2º Lugar – Troféu e R$ 300,00
  • 3º Lugar – Troféu e R$ 200,00
  • 1º – Forma de pagamento: O valor da premiação será empenhado a partir dos dados pessoais informados pelos vencedores e depositado em conta bancária específica indicada por cada premiado, no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis após o empenho.
    §2º – Considerando o prazo legal para pagamento, no dia 27 de novembro de 2025, durante o evento de abertura do Natal na Praça Municipal, será realizada somente a entrega dos troféus. O depósito em conta ocorrerá até 10 dias úteis após o empenho.

 

 

DAS DATAS

  • Inscrições: 20 de outubro a 05 de novembro de 2025 *As inscrições que forem feitas na Secretaria de Cultura deverão ser efetuadas até às 17 horas, as inscrições por e-mail deverão ser enviadas até às 23h59min.
  • Votação: 17 a 26 de novembro de 2025
  • Premiação (entrega dos troféus): 27 de novembro de 2025, às 19h, na Praça Municipal

 

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

Art. 8º – Ao se inscrever, o participante autoriza o uso gratuito de sua fotografia, nome e imagem pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer e demais órgãos do Governo Municipal, em mídias digitais e impressas.


 Art. 9º – Fotografias que incluam outras pessoas devem estar acompanhadas da Autorização de Uso de Imagem assinada pelo retratado.


 Art. 10º – O participante é o único responsável pelos direitos de imagem e autorais de sua obra, isentando a Secretaria de qualquer responsabilidade legal.


 Art. 11º – A inscrição implica plena concordância com este regulamento.

 

Contato para dúvidas: WhatsApp (55) 99712-4427