Professores, equipes pedagógicas e servidores das escolas retomam os trabalhos nos próximos dias

A rede municipal de ensino de Jóia inicia, nesta semana, o calendário letivo de 2026 com o retorno dos profissionais da educação às atividades. Professores, equipes pedagógicas e servidores das escolas retomam os trabalhos na próxima quinta-feira, dia 5 de fevereiro, enquanto o início das aulas para os estudantes está previsto para o dia 19.
 
O retorno antecipado dos educadores tem como objetivo garantir um planejamento qualificado para o novo ano letivo. Neste período, estão programadas ações de formação continuada, reuniões pedagógicas, organização dos espaços escolares, conferência de materiais didáticos e definição das estratégias que serão adotadas ao longo do ano, visando o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem.
 
Atualmente, o município de Jóia conta com sete escolas municipais. Na área urbana, funcionam uma Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) e uma Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF). Já na zona rural, a rede é composta por uma EMEI e quatro EMEFs, atendendo as diferentes comunidades do interior do município.
 
A rede municipal atende, em média, cerca de 550 alunos, que são aguardados com expectativa por toda a comunidade escolar. Segundo a administração municipal, o trabalho realizado antes do início das aulas é fundamental para assegurar um ambiente acolhedor, organizado e preparado para receber os estudantes, além de contribuir para a qualidade do ensino ofertado.
 
Com o retorno dos profissionais e a proximidade do início das aulas, a Secretaria Municipal de Educação reforça o compromisso com o desenvolvimento educacional e com a valorização dos profissionais que atuam diariamente na formação das crianças e adolescentes de Jóia.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 02/02/2026

Créditos: Secretaria de Educação

Créditos das Fotos: prefeitura de Jóia