Resultado obtido em Jóia reforça a necessidade de atenção redobrada e ações contínuas de prevenção

A Secretaria Municipal da Saúde de Jóia divulgou o resultado do primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti, LIRAa, e do Levantamento de Índice Amostral, LIA, realizados mês de janeiro de 2026. O levantamento apontou índice de 3,1%, classificando o município em situação de alerta, considerada de médio risco para a ocorrência de surtos de dengue, zika e chikungunya.
 
De acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde, índices inferiores a 1% indicam situação satisfatória; entre 1% e 3,9% caracterizam situação de alerta; e acima de 4% representam alto risco de surto. O resultado obtido em Jóia reforça a necessidade de atenção redobrada e ações contínuas de prevenção.
 
O trabalho de campo contou com a atuação dos Agentes Comunitários de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde e da Vigilância Sanitária, que realizaram visitas aos imóveis do município com foco na orientação da população e na eliminação de possíveis criadouros do mosquito. Durante as ações, foram coletadas 45 amostras de larvas.
 
Conforme a Secretaria de Saúde, a maioria dos focos foi identificada em depósitos móveis, como bebedouros de animais, baldes e floreiras. O segundo principal local de proliferação do mosquito foi o lixo, incluindo potes, garrafas, latas e outros recipientes que acumulam água.
 
A administração municipal reforça que o combate ao Aedes aegypti depende do envolvimento de toda a comunidade. A recomendação é para que os moradores redobrem os cuidados em suas residências, eliminando recipientes com água parada e mantendo os pátios limpos, contribuindo assim para a redução dos índices e a prevenção de doenças.
 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 03/02/2026

Créditos: Secretaria de Saúde

Créditos das Fotos: prefeitura de Jóia