Na Expointer, Assembleia Geral de Prefeitos reforça mobilização para resolver endividamento dos agricultores gaúchos

O prefeito Dione Lewandowski participou nesta quarta-feira, 03, da Assembleia Geral de Prefeitos da Famurs, na Expointer, em Esteio. O evento reuniu centenas de gestores municipais e lideranças políticas em torno de um tema central: a busca de soluções para o alto endividamento dos agricultores gaúchos após sucessivas estiagens e enchentes nos últimos anos.
 
O encontro no auditório Carlos Sperotto, no pavilhão da Farsul, contou com a presença do governador Eduardo Leite, do vice-governador Gabriel Souza, de deputados federais e estaduais, além de representantes de entidades do setor produtivo.

A presidente da Famurs, Adriane Perin de Oliveira, destacou que os municípios têm sido protagonistas em momentos de crise e reforçou o apelo para que o Congresso Nacional aprove o projeto de securitização das dívidas dos agricultores, já validado pela Câmara e em análise no Senado.

Além do tema da agricultura, Adriane reforçou os quatro pilares estratégicos que guiam a atuação da Famurs na atual gestão:

* Reforma Tributária, para assegurar transição organizada e modernização da gestão municipal;
* Reforma Previdenciária nos municípios, com o mesmo espírito de responsabilidade que orientou mudanças no Estado;
* Inovação tecnológica, com a assinatura, nesta quinta-feira, de um termo de cooperação técnica com o Ministério Público para aplicar inteligência artificial nas compras municipais;
* E desenvolvimento econômico, com a criação da Agência Técnica de Desenvolvimento Econômico da Famurs, destinada a fomentar emprego, renda e novas oportunidades nos municípios.

A presidente ainda reconheceu avanços do governo estadual na área da saúde, e defendeu que os R$ 269 milhões extras previstos para 2025 pelo acordo entre Estado e Ministério Público sejam repassados diretamente aos municípios, utilizando o critério de divisão per capita, para que cada prefeito direcione os recursos conforme as urgências locais.

O governador Eduardo Leite reiterou os esforços do Estado para equilibrar as contas e reforçou que a luta em Brasília é essencial para assegurar mais justiça ao Rio Grande do Sul.

O vice-governador Gabriel Souza ressaltou o caráter municipalista da atual gestão estadual, lembrando que o governo é liderado por um ex-prefeito e tem priorizado repassar recursos diretamente às administrações municipais para acelerar a realização de obras.

Também participaram do debate o diretor vice-presidente da Farsul, Domingos Velho Lopes, que reforçou a necessidade de medidas emergenciais para salvar a produção rural, e o chefe da Casa da Reconstrução do governo federal, Maneco Hassen, que destacou a disposição da União em dialogar com entidades para avançar em soluções viáveis.

A Assembleia também contou com palestras do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Augusto Nardes e do ex-ministro Aldo Rebelo, que apresentaram reflexões sobre governança, ética pública, pacto federativo e o papel estratégico da agropecuária.

Durante a Assembleia, a Famurs assinou dois convênios estratégicos: um com o CREA-RS, para fornecer apoio técnico aos municípios em demandas de engenharia e arquitetura, com foco na avaliação de edificações e pontes afetadas pelas enchentes, e outro com o Invest RS, visando ampliar a atração de investimentos e fomentar o desenvolvimento econômico nos municípios gaúchos.

O prefeito Dionei avaliou que o evento foi muito importante, em virtude de temas relevantes serem abordados, que farão parte de investimentos para melhorar cada vez mais a vida de cada morador do município de Jóia. 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 04/09/2025

Créditos: Prefeito Dionei/Famurs

Créditos das Fotos: Famurs