Com o transporte de pacientes para cidades maiores chega a cerca de 40 mil Km por mês para conduzir pessoas para locais com atendimentos especializados

A Secretaria de Saúde de Jóia está realizando várias ações para atender as demandas da comunidade. A manifestação foi feito pela secretária Eloisa Raquel Renz Bueno Alvez, acrescentando que a pasta procura levar os serviços de atendimento com médicos e enfermeiras nas visitas domiciliares.

Como o município possui uma grande extensão territorial, são 03 áreas com 24 agentes comunitários de saúde, fazendo a cobertura total. Os agentes realizam um mapeamento nas comunidades e quando houver a necessidade de atendimento especializado, os pacientes são conduzidos para outras cidades.

Os serviços de média e alta complexidade são cadastrados e incluidos em um sistema controlado juntamente com o estado. Para isto, há transporte de pacientes para cidades maiores, onde cerca de 40 mil quilômetros por mês são realizados para conduzir pacientes para locais com atendimentos especializados.

A secretária lembrou que em função do aumento do número de transportes nos últimos tempos, é necessário que quem necessitar deste serviço procure com antecedência o setor.

Sobre as ações preventivas, a secretária frisou que neste ano muitas ações foram desenvolvidas em datas especiais, como outubro rosa e novembro azul. Disse ainda que as crianças de 0 a 05 anos estão sendo atendidas diretamente nos domicilios através do PIM.

Neste ano também foi implantado um programa de saúde mental, em parceria com o estado, com serviço funcionando para atender as demandas da população. Segundo a secretária Eloisa, após a pandemia do covid, aumentou a procura por atendimento em saúde mental.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 02/12/2025

Créditos: Secretaria de Saúde

Créditos das Fotos: prefeitura de Jóia