Alteração passou pelos diretores, conselho de educação e encaminhado ao MP

O município de Jóia criou um protocolo para transporte escolar. Segundo o prefeito Dionei Lewandowski, estas alterações foram propostas para ajustar o transporte dos estudantes de uma forma mais eficiente e planejada.

Antes, não era possível realizar um serviço que fosse igual para todos. A partir de agora, a administração municipal criou este protocolo que passou pelos diretores, conselho de educação e encaminhado ao MP.

Entre alguns pontos consta que de 04 a 07 anos de idade, distancias acima de 300 metros o ônibus busca em casa. De 08 a 12 anos, superior a 1.200 metros, também há transporte desde a residência. Acima de 13 anos não possui distância mínima.

Outra inovação é com o ano de fabricação dos veículos. Em 2026, o máximo será 30 anos de utilização, para 2027 e 2028 será 25 anos e 2029 de 20 anos de renovação da frota. Esta lei foi aprovada pelo Legislativo, para dar maior eficiência no serviço público.

Também ocorre transporte de estudantes de Jóia que atuam em escolas técnicas na região. A prefeitura oferece transporte para técnicos agricolas em Catuipe, São Vicente do Sul, Jaguari e Guarani das Missões.

Há ainda convênio com os universitários para oferecer transporte para instituições de cursos superiores em outras cidades. Nestes casos, há auxilio para o deslocamento de estudantes para cursos em Ijuí.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Data de publicação: 02/12/2025

Créditos: Secretaria de Educação

Créditos das Fotos: prefeitura de Jóia