Representantes do município de Jóia estiveram reunidos nesta quinta-feira, 06, com o diretor da Redesim da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul, JucisRS, Silvio Ramão, ajustando e configurou tecnicamente, em apenas uma manhã, todas as etapas necessárias para a implementação do Tudo Fácil Empresas, TFE. O encontro ocorreu na sede da Autarquia, no centro histórico de Porto Alegre.
A plataforma TFE, presente em 74 municípios gaúchos, automatiza todas as etapas para abertura de empresas de baixo risco ambiental e sanitário em até dez minutos, de forma gratuita e 100% digital. O processo é feito inteiramente online pelo Portal de Serviços da JucisRS.
Os municípios que aderem à ferramenta também passam a contar com o Tá na Mão Empresas, evolução do TFE que permite abrir empresas diretamente pelo WhatsApp, no número (51) 98137-0160. O procedimento é rápido, seguro e concluído em poucos minutos.
Para Silvio Ramão, a agilidade na parametrização reflete a eficiência do ambiente de negócios. “O município chegou sem nenhuma etapa pronta, e em apenas uma manhã conseguimos resolver todos os entraves relativos aos graus de risco para a abertura de empresas. Jóia já está apta a implementar a ferramenta”, destacou.
O secretário de Administração, José Soleni da Costa Machado, ressaltou que a adesão ao programa representa um avanço importante para o município. “Estamos desburocratizando, tornando o serviço público mais ágil e eficiente. Isso incentiva o desenvolvimento econômico, facilita a vida de quem quer empreender e movimenta a economia local”, afirmou.
Também participaram da reunião a secretária de Finanças, Fabiana Taiz da Silva Secretti, e os fiscais ambiental, tributário e sanitário do município. O lançamento oficial do Tudo Fácil Empresas em Jóia está previsto ainda para este ano.
A iniciativa reforça o compromisso da JucisRS com a desburocratização dos serviços públicos, a modernização do registro empresarial e a integração com os municípios para fortalecer o ambiente de negócios em todo o Rio Grande do Sul.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Data de publicação: 06/11/2025
Créditos: Secretaria de Administração
Créditos das Fotos: JUCISRS