Acompanhado pelo vereador José Lucas da Silva e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Valmir Dutra, o prefeito Dionei Lewandowski esteve em reunião no INCRA, por intermédio do senador Luís Carlos Reis e seu assessor Cláudio, para tratar sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
O prefeito disse que no município de Jóia, diversos produtores rurais estão enfrentando dificuldades para acessar financiamentos bancários destinados ao fomento da produção, em razão de alterações recentes na classificação ambiental de suas propriedades. Áreas onde os agricultores residem e produzem há mais de 20 anos, que até março não eram consideradas APP (Área de Preservação Permanente), passaram a ser enquadradas dessa forma já no mês de abril.
Essa mudança repentina e sem transição inviabiliza a continuidade das atividades produtivas, comprometendo diretamente a renda, o planejamento e a segurança jurídica dessas famílias que já possuem suas vidas estruturadas em suas respectivas propriedades.
Com isto, a comitiva de Jóia reivindicou a revisão desse enquadramento e a construção de uma solução que garanta o direito ao desenvolvimento produtivo e ao sustento dessas famílias.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Data de publicação: 24/10/2025
Créditos: Gabinete Prefeito
Créditos das Fotos: prefeitura de Jóia